26 de abril de 2013

Medalhas das Olimpíadas de Inverno (Gold medals at the Winter Olympics)

As Olímpíadas de Inverno ocorrem a cada 4 anos e é um pouco mais nova que as de Verão. O maior prêmio oferecido ao campeão é uma medalha de ouro que a cada edição ganha um novo design que, diga-se de passagem, tem modelos mais inovadores que as Olimpíadas de Verão. As sedes dos Jogos são cidades bem frias e com bastante neve.

Chamonix 1924 - Um esquiador em frente ao Mont Blanc (França) com os esquis em uma mão e patins na outra. No verso, uma mensagem em francês.


St. Moritz 1928 - A medalha mostra uma patinadora abrindo os braços em meio a flocos de neve.


Lake Placid 1932 - A a deusa grega da vitória Nike aparecendo sobre as Adirondack Mountains (EUA). A borda ondulada é uma inovação.


Garmisch-Partenkirchen 1936 – A deusa Nike aparece dirigindo uma carruagem puxada por cavalos sobre um arco, com equipamento esportivo de inverno na parte de baixo.

St. Moritz 1948 - Uma mão segurando uma tocha.


Oslo 1952 - O fundo destaca um pictograma do Oslo City Hall (Noruega), prédio que sedia a Conselho Municipal, um marco arquitetônico da capital norueguesa inaugurado dois anos antes e que foi usado como emblema da competição.


Cortina d’Ampezzo 1956 - De um lado o rosto de uma mulher com anéis olímpicos e, do outro, o Monte Pomagagnon (Itália), que desponta ao norte de Cortina, sob um floco de neve.


Squaw Valley 1960 - O foco dessas medalhas é na juventude dos competidores. O espaço abaixo dos anéis no verso foi deixada vazia para inscrição do nome do esporte.


Innsbruck 1964 - Dois designers cuidaram de um lado a cada, da medalha. As Montanhas Torlauf (Ásutria) na frente. Atrás, anéis olímpicos com o emblema da cidade: uma ponte sobre o rio Inn.


Grenoble 1968 – Destaque de um floco de neve e o emblema da rosa vermelha de Grenoblena (França) na frente e um pictograma estilizado de cada esporte no verso.


Sapporo 1972 - Na frente, linhas na neve. No verso, combina o tradicional sol nascente, um floco de neve e os anéis em um moderno logotipo. A borda ondulada também é destaque.


Innsbruck 1976 - O emblema de Innsbruck e os anéis na frente. O verso modernista combina os Alpes, a região de esqui de Bergisel e a tocha olímpica.


Lake Placid 1980 - Sem lauréis, porém com um ramo de pinheiro com cone. As montanhas Adirondack (EUA) aparecem no logo.


Sarajevo 1984 - O design altamente estilizado mostra o emblema de floco de neve dos Jogos na frente e uma cabeça de atleta com lauréu no verso.


Caldary 1988 - A figura de uma cabeça de aborígene tem o cocar feito de equipamento esportivo de inverno. O emblema com floco de neve e a folha de bordo, símbolo nacional do Canadá, é formado por letras 'C' - para Calgary e Canadá - entrelaçadas.


Albertville 1992 - A primeira medalha de Jogos de Inverno a usar materiais diferentes: vidro trabalhado à mão sobre ouro. Os anéis olímpicos estão à frente das montanhas dos arredores de Albertville (França).


Lillehammer 1994 – Foi escolhido granito como material base para refletir o amor pela natureza que caracteriza a Noruega. O desenho do esquiador saltando é divertido, sóbrio e reconhecível.


Nagano 1998 - Ouro, esmalte e a tradicional laca de Kiso são os materiais desta medalha. O emblema de 'flor de neve' mostra os atletas fazendo esportes olímpicos.


Salt Lake 2002 – Inovadora, tem o formato de rochas dos rios de Utah (EUA). No verso, os desenhos são diferenciados, com a deusa Nike abraçando um competidor de cada esporte. Na frente, seguindo a linha do lema dos jogos de 'acender o fogo interno', um atleta atravessa uma cortina de neve e pedras.


Turim 2006 - A medalha com um buraco é uma grande novidade e representa um anel olímpico e as praças italianas. A ideia era chamar a atenção para o coração do atleta. É uma das espessas da história com 10mm.


Vancouver 2010 - Golpeando a medalha nove vezes, foi possível dar a eles uma aparência ondulante, como a geografia de Vancouver. Lixo eletrônico reciclado foi usado na confecção do material. É uma das espessas da história com 10mm, tem o maior diâmetro de todas com 107mm e também a mais pesada com 576g.


Sochi 2014 - Retratam a paisagem de Sochi. Os raios do sol refletidos nas montanhas cobertas de neve. Na borda está gravado o nome dos Jogos em russo, inglês e francês.


PyeongChang 2018 - Foi inspirada na textura das árvores. Em um lados, os anéis olímpicos e do outro o desenho da modalidade premiada. Possui a borda com inscrição e decoração.

 

Um comentário:

  1. Em Lillehammer 1994 cada medalha possui um desenho de um pictograma de casa esporte .

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: