terça-feira, 13 de julho de 2010

Eurocopa (UEFA EuroCup)

O Troféu original foi feito por Arthur-Bertrand e foi nomeado de Troféu Pierre Henri Delaunay, o francês criador da competição. O primeiro troféu tinha uma base de mármore onde era gravado os campeões. Media 42cm e pesava 6kg.

A UEFA cismou que o troféu era pequeno demais para a grandeza da competição e resolveu remodelar. Mantendo o design do original, fez um de 18cm maior e 2kg mais pesado. A base de mármore foi retirada e os campeões gravados na atrás do próprio troféu que é todo em prata esterlina.

Troféu remodelado desde 2008

2016 Portugal 
2012 Espanha

2008 Espanha

2004 Grécia

2000 França

1996 Alemanha

1992 Dinamarca

1988 Holanda

1984 França

1980 Alemanha Ocidental

1976 Tchecoslováquia

1972 Alemanha Ocidental

1968 Itália

1964 Espanha

1960 União Soviética


Antigo Troféu

Novo Troféu

10 comentários:

  1. Lindo trofeu e, com a organização peculiar do primeiro mundo, desde o começo a competição sempre foi disputada de quatro em quatro anos. Já a Copa América...
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  2. A Copa América é totalmente desprestigiada. Acho eu, que a CONMEBOL e a CONCACAF deveriam se fundir e fomar uma única confederação. Aí a Copa América e as eliminatórias iriamn ser muito mais atrativas com mais países como o México e EUA que vem crescendo a cada dia o nivel de seu futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema que os diretores de cada confederação não vai querer perder a mamata.

      Excluir
  3. Você pensa o mesmo que eu...
    Tanto a Copa de seleções quanto a de clubes deveriam se fundir. Aí, teríamos uma 'Liga dos Campeões da América'. Acho que ficar separado [como hoje] só enfraquece o futebol, pois as grandes empresas dos EUA, Canadá e México investem nas competições de lá. Imagine se na Europa, os países menos prestigiados [do antigo bloco comunista e outros] estivessem até hoje fora da Uefa...
    A Fifa poderia também acabar com o privilégio de europeus e sul-americanos entrarem no Mundial só nas semifinais. Criar uma fase de grupos [mesmo que fosse preciso chamar campeões e vices de todas as confederações - pra ter mais participantes] e colocar todos lá, sem 'vantagem', como é na atualidade.

    ResponderExcluir
  4. A taça da Eurocopa se parece com a antiga taça da Copa dos Campeões Europeus (que ficou com o Real Madrid em 67 e foi criada a nova taça da Champions).
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  5. Já tinha nmotado essa semelhança. Provavelmente roubaram a ideia da chamoions rs

    ResponderExcluir
  6. Deve ter sido inspiração ou foi produzida pelo mesmo escultor-desenhista, já que a Coupe des Clubs Champions Européens foi lançada primeiro.
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  7. Parece que os Europeus gostam de colocar faxinhas com as cores do time campeão! No troféu da champions é a mesma coisa! No da Premier League também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma tradição ne? nós sulamericanos nao sabemos o é isso infelizmente rs

      Excluir
  8. Eu Particularmente ACHO RIDICULA essas taças, tanto a da Eurocopa como o da Liga dos campeões! Acho muito simples pela grandeza do Campeonato! Mas gosto é gosto! A da Libertadores da de 10 a 0 nessas ai!

    ResponderExcluir

Curta o nosso FACEBOOK pelo link:
https://www.facebook.com/trofeusdofutebol

Deixe aqui seu comentário sobre essa matéria.

Idiomas / Language

=============

CONTADOR DE PAÍSES (desde out/2017)

Flag Counter