13 de julho de 2010

Eurocopa - UEFA Euro Cup - European Championship

A Copa da Europa é a maior copa continental entre seleções nacionais de futebol e é considerada a segunda maior competição de seleções do mundo, ficando atrás somente da Copa do Mundo FIFA. 

O troféu atual da Eurocopa está sendo usado desde 2008, é de prata esterlina e possui o mesmo design do troféu anterior, porém maior, mais pesado e com outros detalhes diferentes. Este possui 60 cm de altura e pesa 8 kg. 
O formato do troféu foi inspirados pelos antigos vasos gregos de ânfora.


Na frente do troféu, está o logo da UEFA acima do nome do campeonato escrito em inglês. Este novo troféu não possui base e os campeões são inscritos na parte traseira. Na réplica entregue ao campeão, é colocada uma placa com o nome do país vendedor justamente no mesmo espaço onde fica a lista com a inscrição dos campeões na taça original. Inicialmente, este novo troféu não trazia a gravura do menino malabarista na parte traseira que fazia parte do antigo troféu, mas foi colocado de volta a partir de 2016.
 

O primeiro troféu original utilizado de 1960 a 2004, foi feito por Arthur-Bertrand e foi nomeado de Troféu Henri Delaunay, em homenagem ao francês que idealizou a competição, mas morreu cindo anos antes da edição inaugural de 1960. Com 42 cm de altura  e peso de 6 kg, o primeiro troféu tinha uma base de mármore onde era gravado os campeões. Ao contrário do troféu atual que possui as inscrições em inglês, este possuía as inscrições em francês, conforme pode ser observado nas imagens a seguir.

_____________________________
CAMPEÕES DA EUROPA:
_____________________________
 
2020/2021 Itália

2016 Portugal 

2012 Espanha

2008 Espanha 

2004 Grécia 

2000 França 

1996 Alemanha 

1992 Dinamarca 

1988 Holanda 

1984 França 

1980 Alemanha Ocidental 

1976 Tchecoslováquia 
* a camisa branca que aparece na imagem é da Alemanha, 
pois os jogadores trocaram as camisas após o jogo.

1972 Alemanha Ocidental 

1968 Itália 

1964 Espanha 

1960 União Soviética 



13 comentários:

  1. Lindo trofeu e, com a organização peculiar do primeiro mundo, desde o começo a competição sempre foi disputada de quatro em quatro anos. Já a Copa América...
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  2. A Copa América é totalmente desprestigiada. Acho eu, que a CONMEBOL e a CONCACAF deveriam se fundir e fomar uma única confederação. Aí a Copa América e as eliminatórias iriamn ser muito mais atrativas com mais países como o México e EUA que vem crescendo a cada dia o nivel de seu futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema que os diretores de cada confederação não vai querer perder a mamata.

      Excluir
  3. Você pensa o mesmo que eu...
    Tanto a Copa de seleções quanto a de clubes deveriam se fundir. Aí, teríamos uma 'Liga dos Campeões da América'. Acho que ficar separado [como hoje] só enfraquece o futebol, pois as grandes empresas dos EUA, Canadá e México investem nas competições de lá. Imagine se na Europa, os países menos prestigiados [do antigo bloco comunista e outros] estivessem até hoje fora da Uefa...
    A Fifa poderia também acabar com o privilégio de europeus e sul-americanos entrarem no Mundial só nas semifinais. Criar uma fase de grupos [mesmo que fosse preciso chamar campeões e vices de todas as confederações - pra ter mais participantes] e colocar todos lá, sem 'vantagem', como é na atualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas os países da antiga "cortina de ferro" sempre estiveram associados à UEFA, inclusive seus respectivos clubes. Claro que eram vistos outra maneira em relação ao futebol da Europa Ocidental. Apesar da URSS ter se sagrado campeã da primeira edição, os clubes sempre sentiam a diferença de competitividade (e de lobby), futebol sempre foi dinheiro, e hoje mais do que nunca. Do Leste Europeu, o único campeão de um grande campeonato foi o Estrela Vermelha... clubes russos e ucranianos só levantaram taças do terceiro e quarto escalão.

      Excluir
  4. A taça da Eurocopa se parece com a antiga taça da Copa dos Campeões Europeus (que ficou com o Real Madrid em 67 e foi criada a nova taça da Champions).
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  5. Já tinha nmotado essa semelhança. Provavelmente roubaram a ideia da chamoions rs

    ResponderExcluir
  6. Deve ter sido inspiração ou foi produzida pelo mesmo escultor-desenhista, já que a Coupe des Clubs Champions Européens foi lançada primeiro.
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  7. Parece que os Europeus gostam de colocar faxinhas com as cores do time campeão! No troféu da champions é a mesma coisa! No da Premier League também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma tradição ne? nós sulamericanos nao sabemos o é isso infelizmente rs

      Excluir
  8. Eu Particularmente ACHO RIDICULA essas taças, tanto a da Eurocopa como o da Liga dos campeões! Acho muito simples pela grandeza do Campeonato! Mas gosto é gosto! A da Libertadores da de 10 a 0 nessas ai!

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente gostei muito desse troféu

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: