terça-feira, 13 de julho de 2010

Copa das Confederações FIFA (Confederations Cup)


Nova base do troféu (2012)
O Troféu dourado lembra um pouco o da Copa do Mundo. O detalhe são duas fitas de ouro enrolando o corpo do troféu  onde está escrito  o nome da competição. Em seus pés, um anel azul onde estão gravadas as seis Confederações de futebol do mundo: UEFA, CONMEBOL, AFC, CONCACAF, CAF e OFC. Na cabeça do troféu, o mundo. Em 2012, a base foi redesenhada para uma circular.

Fabricado na Suíça em 1997, o troféu mede 40cm e pesa 8,6kg. É feito de bronze e banhado a ouro e a base de lápis lazuli e ébano.

Troféu com a antiga base
Nas duas primeiras edições, o torneio foi organizado pelos sauditas e teve um outro troféu que é reconhecido pela FIFA como precursor da Copa das Confederações. A FIFA aprovou o projeto e começou a organizar a partir de 1997 e a cada dois anos. Desde a edição de 2005, a competição passou a ser a cada quatro anos e serve como evento teste no país-sede da Copa do Mundo no ano posterior.

A competição reúne as seleções campeão contimentais da ÁfricaAmérica do SulAméricas do Norte e CentralOceaniaÁsiaEuropa, além da última campeã da Copa do Mundo e do país sede.

 2017 Alemanha


2013 Brasil

2009 Brasil

2005 Brasil

2003 França

2001 França

1999 México

1997 Brasil

1995 Dinamarca

1992 Argentina

Troféu pré FIFA: 1992 e 1995

15 comentários:

  1. A Fifa nao é muito boa para encomendar o desenvolvimento de taças. Na hora de escolher os projetos, pegam os piores. Este e a Copa do Mundo sao horriveis
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  2. Prticularmente eu gosto desse troféu com excessão da base que é feia mesmo. Já o da copa do mundo eu acho lindo. só que poderia ser maior.

    ResponderExcluir
  3. O da Copa é feio também. Parece estar derretendo, embora chame a atenção. As mais belas das taças que já vi são a 'Jules Rimet', a da Supercopa Europeia, as da Liga dos Campeões (tanto a original quanto a redesenhada) e a Intercontinental
    Marcos

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos! Dessa que eu já postei eu não sei pq mais tenho uma queda pela da libertadores, apesar de ser tão simples. vai ver que é isso rs

    ResponderExcluir
  5. Mas você não está errado. A taça Libertadores também é muito bonita (tinha me esquecido de falar dela ao mencionar as mais belas). O que não gosto é de coisa modernosa demais, que acaba ficando brega. Os 'melhores' exemplos disso são a do Mundial da Fifa (que perde feio para a Intercontinental) e as do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil (quase clones e igualmente feias).
    E veja que hoje em dia tem toda a computação gráfica para auxiliar, coisa que não existia nos anos 20 (quando foi criada a belíssima Jules Rimet), anos 50 (épocas das criações da taça original da Copa dos Clubes Campeões Europeus e da Libertadores), anos 60 (atual taça da Champions), fora outros casos.
    Hoje, criam peças distorcidas, retorcidas e pensam estar 'abafando'. A simplicidade e estilo clássico das antigas davam 'banho' de estilo...
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  6. A Jules Rimet era muito bonita. será que derreteram mesmo ela?

    ResponderExcluir
  7. Certamente que sim, pois se fossem vendê-la inteira, denunciariam à polícia, já como ouro puro...
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  8. Dos troféus da fifa, eu acho o mais bonito o do mundial de clubes. Depois do mundial de clubes, em minha opinião vem o da libertadores. O da copa do mundo de seleções eu definitivamente não acho legal.

    ResponderExcluir
  9. rsrs eu tb gosto do mundial de clubes. e o da libertadores tem uma beleza e simplicidade rara!

    ResponderExcluir
  10. eu particulamente gosto da Libertadores até pela tradiçao desde 1960 ela continua sendo a mesma taça apesar de ser sido restaurada como nosso amigo Ariel disse ! Parabens cara pelo blog adorei mesmo
    Danilo

    ResponderExcluir
  11. a libertadores eu adorei pesquisar assim como a liga europeia. pena que nao achei todos os registros, mas a libertadores deu trabalho! Valeu Danilo!

    ResponderExcluir
  12. Tá faltando os títulos de Argentina em 1992 e Dinamarca em 1995.

    ResponderExcluir
  13. A grande curiosidade deste torneio evento teste para a Copa do Mundo é a seguinte: quem ganha a Copa das Confederações não ganha a Copa do Mundo no ano seguinte.
    *Brasil campeão em 1997 e vice em 1998
    *França campeã em 2001 e eliminada na fase de grupos em 2002
    *Brasil campeão em 2005, 2009 e 2013, eliminado nas quartas de final em pela França em 2006 e pela Holanda em 2010 e goleado por 7 a 1 pela Alemanha e 3 a 0 pela Holanda em 2014.
    Sobre o troféu: é a mesma situação da taça da Copa Ouro da CONCACAF, houve apenas uma modificação na base.

    ResponderExcluir

Curta o nosso FACEBOOK pelo link:
https://www.facebook.com/trofeusdofutebol

Deixe aqui seu comentário sobre essa matéria.

Idiomas / Language

=============

CONTADOR DE PAÍSES (desde out/2017)

Flag Counter