3 de maio de 2013

Copa do Mundo de Rugby (IRB Rugby World Cup / Webb Ellis Cup)

O troféu é conhecido também com o nome de Webb Ellis que é tido como inventor do rugby. Considerado um primo de futebol, o rugby é muito popular em partes da Europa, África e Oceania.

O troféu criado para a primeira Copa em 1987 é de prata dourada, mede 38cm e pesa 4,5kg. Possui duas alças sendo uma delas com uma cabeça de sátiro e a outra de ninfa. Possui o nome da competição e da Federação gravado nele. Na base redonda e removível estão gravados todos os campeões.


O troféu foi produzido em uma joalheria real em Londres e foi inspirado numa peça antiga. Sabe-se da existência de dois troféus idênticos que a Federação de Rugby utiliza. Os dois foram fabricado antes da primeira Copa e são utilizados simultaneamente para a premiação dos campeões e exposição ao público. Uma réplica é designada posteriormente ao time vencedor.

2023 África do Sul

2019 África do Sul

2015 Nova Zelândia

2011 Nova Zelândia

2007 África do Sul

2003 Inglaterra

1999 Austrália

1995 África do Sul

1991 Austrália

1987 Nova Zelândia


2 comentários:

  1. A base da peça é separada do corpo (vejam, por exemplo, a foto de 2003: a base fica na mesa e o troféu nas mãos do capitão). Isso resolve o problema de ter que ficar remodelando a taça sempre que a base fica pequena demais para a quantidade de campeões a serem gravados. É só fazer uma base nova e deixar a taça quieta. ALém disso a taça possui uma tampa, que costuma ser retirada pelos jogadores durante as comemorações, para que se possa beber umas "brejas" dentro da taça em comemoração à vitória.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: